sexta-feira, 17 de junho de 2011

Enxuta 1991

Como era bom os tempos da extinta Enxuta, grande time de futsal de Caxias do Sul.
Comecei em 1986 na categoria frandilnha. Joguei vários campeonatos estaduais e citadinos pela antiga Associação Atlética Triches, depois virou a famosa ENXUTA.


Na última 4°f (15/06), ocorreu o encontro do time CAMPEÃO ESTADUAL MIRIM de 1991, após 20 anos.
Numa final em Pelotas, contra o Brilhante, time da casa. O jogo terminou 4x4. Por falta de segurança, confusão, brigas e discussões em quadra, o jogo não terminou. Coube a FGF decidir por uma quadra neutra e sem torcida. O jogo ocorreu em Porto Alegre e com apenas 2'40", Marcos Mantovani cobrou um tiro de 12m (sim, na época eram 12m), e decretou o título estadual para a Enxuta. Isso mesmo, gol de ouro, como previa o regulamento.

Da esquerda para direita (em pé): Téc. Enio Aguiar, Guilherme Triches, Alan Kuwer, Anderson Cambruzzi, Vinicius Campos e Angelo Guerra. Agachados: Gilvan, Marcos Mantovani e eu.
Matéria de Dezembro de 1991 que saiu no Pioneiro.

O evento foi tão importante que o Pioneiro do dia 17/06, publicou na Coluna do Elizeu Evangelista tal fato

3 comentários:

  1. oi eu fui goleiro na decada de 80 juvenil e infanto pela,enxuta fui levado pelo mauro caxias,era meu vizinho foi uma experiencia das melhores que eu tive conheci na época todos os melhores do futsal do brasil,mauro goleirome ensinou muita coisa hoje tenho 42 anos e jogo pela randon sinto orgulho de ter participado da extinta enxuta.sou ari todos me chaman de arica o professor enio me conhece.

    ResponderExcluir
  2. Olha não me recordo o seu nome, até porque sou mais jovem que você. O Mauro foi meu treinador também no Vasco e o Enio todo o tempo na Enxuta.
    Orgulho imenso de ter participado e vestido as cores da Enxuta... grande equipe com jogadores de seleção brasileira...

    ResponderExcluir
  3. olá.. infelizmente cheguei tarde demais no enxutão. Comecei em 1999 pela UCS/K2, mas tive vários companheiros que eram da época da enxuta. Ênio, Mantovani, Ângelo, Prof. Maurício... conheço e me conhecem. Consegui dois citadinos, dois Nordestão e duas vezes consecutivas vice campeão estadual, já na categoria juvenil. Baita saudade dos jogos, viagens, treinos... só quem viveu a época de ouro do futsal caxiense pra saber da saudade!

    ResponderExcluir