terça-feira, 1 de maio de 2012

Maravilhas do Mundo - parte I

Galera, lembro ainda no crossing que fizemos de Savona (Itália) para Dubai (Emirados Árabes), iriamos passar pelo Egito, cidade de Port Said. Quando eu vi que ficava perto das pirâmides, eu pirei de vez. Imagina conhecer umas 7 maravilhas do mundo antigo que ainda estão de pé.... nunca imaginei!!! Pois é, o Egito estava em guerra em novembro e não paramos em Port Said e, sim na cidade de Ashdod (Israel). Ok, fiz outro passeio por Jerusalem, mas eu queria mesmo ver as pirâmides!!!


Agora, no crossing de volta para europa - Dubai a Veneza, passamos por Alexandria!!! Não deu outra, pedi esse diz de folga, peguei uma excurssão da Costa e partimos para o Cairo!!!

Aqui o porto de Alexandria, muito bem cuidado, limpo e decorado. Muita segurança e organização total!!!
Saindo do porto, dá para notar claramente a diferença entre 1° mundo (Europa) e 3° mundo (África. Sujeira, lixo, pessoas pedindo esmola e, um clima de cidade fantasma.
 

Mas não para por ai, pegamos nosso ônibus em direção ao cairo e a cada 50m. tem o comércio local, vendendo bebidas, souvenirs, lanches e pedindo dinheiro, como sempre. Cá entre nós, o povo egípcio é muito CHATO!!! Já vi tanta gente, várias nacionalidades no navio, mas os egípcios ganham um prêmio de chatice do mundo!!!


Ahhh lógico que não fui em um ônibus de portugueses, heheeheh ai não queria mais nada!!! Cai num ônibus de ingleses e alemães!!!

A viagem durou quase 3h. A estrada em péssiams condições. Agora vocês imaginam, alemães, italianos, espanhóis, franceses que saem de suas auto estradas e acabam caindo nas "belas" ruas do Cairo!!! Não tem como passar em branco os comentários do pessoal... eles falam mesmo!!!

No decorrer na viagem a guia (egípcoa), falando em inglês e alemão cuiosidades da cidade, local onde iriamos e, como não poderia passar em branco, vendendo papiro, camisetas com o alfabeto egípcio e algumas coisas do gênero (tirando uma graninha extra). Se pode, eu não sei, fui com outro objetivo!!!


Aqui uma foto chegando nas pirâmides!!


Chegando perto da pirâmide de Queops (a maior de todas), tivemos que esperar na fila dos ônibus para entrar no local apropriado para estacionar. E tinha várias excurssões. Só da Costa, tinha 10 ônibus. Imagina outras companhias, turismo e população em geral!!!. Loucura galera!!!

O ônibus parou entre a pirâmide de Queops e Quefren. Posso dizer que o coração bateu e lembrou muito a minha falecida mãe quando o meu pai e ela foram para o Egito no final dos anos 90. É uma sensação única, difícil de descrever. Estar num local sagrado, mais de mil anos, incrível!!!

Aqui a pirâmide de Quefren. Digamos que é a "do meio". Com o manto verde amarelo.

E aqui a pirâmide de Queops, a maior de todas com o belo manto sagrado GRENÁ!!


Outra coisa interessante: em qualquer lugarm, aparece egípcio, te coloca o turbante na cabela, arranca, isso mesmo, ARRANCA a câmera da sua mão, bate foto, devolve sua câmera e estende a mão pedindo dinheiro!!! heheheh Eu fiz isso algumas vezes, ganhei fotos de graça e paguei poucas vezes. Teve um que dei uma moeda de 1 real (Brasil) e ele gostou!!! Próximo contrato assalto a capelinha e ganho fotos de graça heeheheh..

Bati mais de 200 fotos no local e é impossível colocar todas aqui!!! Adianto que encostei nas 2 pirâmides, e por enquanto nenhuma maldição veio atrás de mim. O porque disso tudo? Diz a lenda, que, quem recolhe algo do lugar tem a maldição por não sei quantos anos. Recolhi a pedra para meu irmão e para o meu grande amigo Prof. de História, Lucas Caregnato.

Ahhh Zento, pode me pagar aquela semana de Keko em Floripa... estive nas pirâmides!!! Só para quem não sabe, fizemos uma aposta e, ele duvidou que eu fosse ver as pirâmides. heeheheh Zento perdeu 2x a outra foi ele duvidar de mim e eu consegui subir o prédio mais alto do mundo (Burj Khalifa) em Dubai!! Ganhei um rodízio no Ataliba (churrasco) heheheeh

Voltando para o Egito, eu não sei como eles fizeram as pirâmides, é realmente  ESPETACULAR!! Cheguei perto para ver como as pedras gigantescas eram colocadas... a foto abaixo diz tudo!!


Saindo de um lugar sagrado, chegamso em outro, logo ali perto. Eu nem sabia que ficava tão perto assim!!!
A esfinge faz a "guarda" das pirâmides!!!
Abaixo uma foto de outra visão, diferente daquela conhecida no mundo inteiro, com a pirâmide de Queops no fundo.


Comércio local e as 3 pirâmies. Queops (mais a direita), Quefren (meio) e Miquerinos (esquerda).


Um fato pitoresco do local: logo na entrada, que tem que pagar, para ver a esfinge de perto, tem um buraco onde o pessoal faz um pedido e joga dinheiro, moeda ou um papel com algo escrito. Não sabi que tinha isso e achei bem interessante. 
 

Passando esse local, tem umas colunas e logo a esquerda sobe uns 10m uma plataforma velha de madeira e dá de cara com a Esfinge. 
Eu não sabia, mas tem até um rabo, parece rabo de gato!! heheeheheh
 


Todo mundo quer bater foto, simular que está dando um beijo na esfinge, faz dezenas de monstagens. Vi gente que dava um "soco na esfinge", enfim, tem de tudo lá dentro. 60 libras egípcias, cerca de 10 dólares.. paga para entrar tanto na esfinge quanto nas pirâmides.


Aqui uma panorâmica do local onde temos acesso.

Na saida tem várias barracas com souvernirs do local. Quer algo, só escolher!!! Por exemplo, uma pirâmide, apenas 1, eles te oferecem 5 euros, mas acabamos pagando 1, heheeheheh eles jogam o preço lá em cima, se a gente diz que não tem dinheiro, viras as costas e vai embora, eles nos puxam e baixam o preço!!! heheeheh incrível como fazemos negócio..


Ainda no local, existe cadeiras para um espetáculo Som e Luz. Deve ser interessamte, mas não tinhamos muito tempo.


O próximo post, irei comentar sobre o passeio de Jeep no deserto, junto com a maravilha dos camelos!!!
Não percam!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário