quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Sport Instructor




Muitos colegas, formados em educação física, não sabem onde atuar, depois que recebem o diploma de graduação ou bacharel.
O leque da Educação Física é muito amplo, podemos trabalhar em diversas áreas: escolas, academias, clubes, recreação, avaliação física, musculação, ginástica, personal trainer, consultor esportivo, organizador de eventos esportivos, professor de escolhinhas de iniciação esportiva, entre outros campos dessa digna profissão.
Mas aqui vou falar sobre a vida de um Sport Instructor!!
SIM, o navio é uma grande oportunidade de aprender outros idiomas, conhecer vários lugares desse mundo e, melhor ainda, trabalhando na área.
 

É o que estou fazendo!!! De certa forma aprendi o italiano no navio. Aperfeiçoei o meu espanhol e inglês no navio. E consigo me comunicar em francês e até chinês!!!! Lógico que com palavras bem básicas.

Tudo isso graças essa oportunidade que estou tendo no trabalho a bordo de um navio de cruzeiros.

Comecei em outubro de 2011 e pretendo fazer mais um contrato pela Costa Cruzeiros.

Lógico que a vida a bordo tem pontos positivos e negativos. Um post mais antigo comentei sobre isso, quero ressaltar a vida de um profissional de Educação Física no navio.

O dia começa com uma caminhada na piscina ou mesmo na pista de jogging (depende o navio, possui uma pista de 150m). Aqui no Costa Victoria, caminhamos no deck aberto acima da piscina com 180m de comprimento.

Depois sempre tem uma aula de ginástica, um simples alongamento com movimentos leves, para que o pessoal acorde de bom humor e tenha um belo dia em alto mar.
 

As atividades prosseguem na quadra esportiva, com jogos, torneios ou campeonatos: vôlei, futsal, basquete, tênis, futvôlei, futênis e até badminton.

A manhã é essa, começa às 9h e termina 12h. Sem falar que normalmente são 2 esportivos por navio, um faz as atividades da manhã enquanto o outro pode repousar, descansar, ir para academia, aproveitar o tempo dele livre no navio ou no terminal do porto conhecendo a cidade que estaremos ancorados.


A tarde inicia na quadra esportiva, as 14h e termina as 17h. Nesse meio tempo, torneio ou um simples tiros livres de basquete. Quem quiser, pode até desafiar o esportivo num jogo de tênis ou até embaixadinhas com bola de futebol. Fica da imaginação e conhecimento do esportivo.

No final da tarde termina com outra aula de ginástica, uma aeróbica, hidroginástica, gap, localizada ou até um circuito montado pelos esportivos.

Depende o navio e seu chefe, ele pode solicitar que o esportivo trabalhe a noite para animar uma festa ou ajudar em algum jogo da equipe de animação. 

 
No meu 1° contrato na Costa Favolosa, normalmente eu e a a Ivana (Argentina) a gente não fazia atividade a noite.

 


Aqui no meu 2° contrato no Costa Victoria, eu e o Stefano (Itália), temos que fazer todas as festas e alguns jogos. Depende da necessidade da equipe.

 

Pronto, um dia trabalhado, normalmente um dia de navegação é assim, onde não podemos sair. Se for um dia de porto, ai temos o dia livre e não necessitamso permanecer no campo, ou seja, dia livre para conhecer as cidades e quem sabe conhecer o prédio mais alto do mundo em Dubai, ou até ir no Parque da Disney em Hong Kong, uma vista no Camp Nou em Barcelona, conehcer o estádio onde o Brasil foi campeão do mundo em Yokohama no Japão e até conhecer as pirâmides do Egito!!! Fica a sua disposição um leque de rotas nos mais diversos portos do mundo!!!!
 

Eu adoro estádios de futebol, por isso procuro na internet os estádios das cidades onde iremos passar. Sim, cada louco com sua loucura.

Espero que tenha respondido as perguntas de alguns colegas que procuram no navio, uma alternativa para conhecer o mundo, trabalhando na nossa área!!!



5 comentários:

  1. Legal a sua narrativa Ednei. Muitas vezes o profissional não tem noção do espaço em que ele pode atuar e quanto diferente, divertido e gratificante pode ser cada dia de trabalho.
    Acompanho com uma invejinha, das boas, as suas histórias e torço muito para que cada vez seja melhor os seus dias por aí. na volta tens que nos contar ao vivo e a cores estas histórias todas. Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Entrei na seleção de um cruzeiro ano passado, mas eles exigiam curso avançado de pilates e yoga.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Marta por acompanhar meu blog. A mais assidua!! Vai ganhar uma camiseta do Caxias, pode ser? heehheeh
    Pois é, tentei resumidr o que um profissional de educação física faz a bordo. Abraços!!

    Lice, tu com crteza fez a seleção pela Steiner, Fitness Instructor, lá sim eles precisam inglês nível alto, pilates e yoga. Essa função trabalha somente na academia e é comissionado. Empresa britânica e trabalha em média 8h por dia. Contrato inglês e tudo mais.
    A minha função é SPORT Instrcutor, contrato pela agência brasileira, empresa italiana e salário fixo!!! Bem diferente!! Não requer inglÊs avançado, mas é bom ter outras línguas no currículo. Procure mais sobre SORT INSTRUCTOR. A Agência Portside no Brasil faz essa seleção!! Espero que tenha ajudado. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog Prof. Ednei, tenho acompanhado os posts há uns 4 meses e para quem procura informações sobre o trabalho em navios e mais especificamente na área de Ed. Física é de grande valia, pois há pouca informação na internet. Seus posts são sempre claros, com fotos e informações interessantes. Parabéns e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Robson por acompanhar meu blog. Dificil responder brevemente, devido a conexão ruim aqui pela Ásia, mas faço o possível para manter informado o pessoal. Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir