domingo, 7 de fevereiro de 2016

Feliz Ano Novo!!! Xin Nian Kuai Le

FELIZ ANO NOVO!!! Não, não estamos ficando loucos...

O ano-novo chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotadas por diversas nações do oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental, o calendário chinês.
As diferenças entre os dois calendários fazem com que a data de início de cada ano-novo chinês caia a cada ano em uma data diferente do calendário ocidental.
O calendário chinês é lunissolar, tem em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O dia do Ano Novo (primeiro do calendário lunar) é o dia da segunda Lua Nova do Solstício de Inverno (momento que em a Terra está mais afastado do Sol).
Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze teriam se apresentado e Buda, em agradecimento, os transformou nos signos da astrologia chinesa.
Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda na lenda acima citada: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente/cobra, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cachorro/cão e o javali/porco.
Na versão próxima ao que usamos no ocidente: Xin Nian Kuai Le (Feliz Ano Novo): 新年快乐
Outro cumprimento também muito utilizado: Gong Xi Fa Cai (Congratulações e Prosperidade): 恭喜发财
Tivemos na China e passamos 2 viradas de ano chinês por lá, o ano do dragão e da serpente. Em Shanghai, um dos símbolos da cidade é a Torre de TV Oriental Pearl, lá existe um cruzamento de carros muito famoso e com decorações do ano novo. Só vendo para crer, de um ano para outro a diferença.
Esse ano é o ano do Macaco!!!!




         

 Em 20012 no ano do Dragão, ao fundo a famosa Oriental Pearl em Shanghai.


No mesmo lugar onde foi feito o dragão, em 2013 o ano da Cobra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário