quarta-feira, 20 de abril de 2016

Revezamento da Tocha



Ocorre no próximo dia 21 de Abril às 6h (horário de Brasília), na cidade de Olimpia, na Grécia, a Cerimônia de acendimento da Chama Olímpica. 


A Chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos antigos, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições. Esta tradição foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, pela primeira vez ocorreu o revezamento de atletas para transportar uma tocha com a chama, desde as ruínas do templo de Hera em Olímpia até ao Estádio Olímpico de Berlim na Alemanha. 

O acendimento ocorre na frente às ruínas do templo de Hera, numa cerimônia que pretende recriar o método usado na antiguidade e que se destinava a garantir a pureza da chama: atrizes representando sacerdotisas de Héstia colocam uma tocha na concavidade de um espelho que concentra os raios da luz do Sol que, agora como na antiguidade, acende a chama que marcará o início de mais uma realização dos Jogos.


Templo de Hera


Em seguida, a chama é transferida para uma urna que é levada até ao local do antigo estádio. Aí a chama é usada para acender a tocha olímpica, transportada pelo atleta que fará o primeiro percurso do revezamento, que conduzirá a chama ao longo do percurso até ao estádio onde se realizam os Jogos. Giovane Gávio, bicampeão olímpico no vôlei de quadra em Barcelona-1992 e Atenas-2004, vai ser o primeiro brasileiro a conduzir a tocha olímpica no caminho para o Rio de Janeiro, que irá receber o símbolo olímpico das mãos do ginasta Eleftherios Petrounias, campeão mundial na prova das argolas.

Stadium




Nós tivemos a honra de estar nesse lugar ESPETACULAR. Considerada patrimônio Mundial da Unesco, o local preserva um importantíssimo sítio arqueológico e muita história. Templo de Zeus, Hera, o Stadium e o Gymnasion fazem parte dessa obra da história.





Nenhum comentário:

Postar um comentário