Chegando mais uma vez na Grécia, consegui fazer mais uma excurssão com a Costa Cruzeiros.
Dessa vez não fui em um ônibus lotado de alemães ou ingleses e, sim, espanhóis, uffaaaaa deu para enteder tudo.
Chegamos no porto de Katakolon, uma pequena cidade da Grécia, pegamos o ônibus e fomos direto para Olympia, cerca de 38km, menos de 1h de viagem.
Guia espanhol, Domenico, excelente e deu uma aula realmente, parabéns!!
Confesso que eu não sabia que Olympia era um sítio arqueológico, pensei que fossem apenas ruínas e nada mais. Achei muito bem organizado e realmente muito grande!!!
Para quem gosta de EDUCAÇÃO FÍSCA ou ama ESPORTES, gaste seus reais, dólares e até euros e, venha conhecer Olympia, siplesmente ESPETACULAR.Interessante, que TODOS os lugares tem formas geométricas, quadrado, retângulo, círculo, triângulo, etc.
Aqui o Gymnasion, lugar onde servia para treinar corrida e pentatlo.
Como é muito grande, o sítio arqueológico fica dificil visualizar andando, o interessante, são as placas explicativas, mostrando como eram e, com oestá agora!!! Muito interessante.
Mais um pouco adiante tem a Palaestra, servia de vestiário, treinamento de boxe, saltos e luta greco-romana. Tinha ainda quartos e lugar onde os atletas ficavam hospedados.
O Philippeion, de forma circular, tinha estátua de Alexandre, o Grande.
Um dos pontos alto da visita foi o Templo de Hera, e ali tem o local onde acende a tocha Olímpica desde 1936. No último mês, ocorreu a cerimônia da tocha no mesmo local, portanto histórico e muito sagrado.
E o que dizer dessa coluna em formato de coração? Será que os deuses da época sabiam disso? Eis a questão de prova galera heheheh
Aqui, para mim, o ponto mais alto da visita: The Crypt (entrada do estádio) e o Stadium (Pista de 212,54m de comprimento e 28,50m de largura)
Visão geral da Crypt e, ao fundo, o Stadium.
O Stadium, tinha capacidade para 45mil.
A metragem correta da linha de saída, ate a linha de chegada é de 192,27m. Percorri todo o caminho, como fosse os 100m da nossa época. Confesso que é emocionante. Alguns podem pensar, bem, caminhar no chão batido e somente mato ao redor, mas para mim, lugar onde ocorreram os 1° Jogos Olímpicos, é realmente histórico!!!
Em suas marcas.................. pronto................. JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ.... Para quem foi meu aluno no São João Batista, questão de prova heim!!!
Aqui a largada original da época.
Aqui uma vista do outro lado da pista
Fiz vários filmes, no decorrer dos dias, irei tentar porstá-los...
Depois de percorrer o Stadium, no meio da pista tem o lugar onde os atletas recebiam os "louros da vitória".
Do outro lado ficava a tribuna, onde existe apenas restos de pedras.
Saida do Stadium.
Mais informações sobre o Stadium, lugar sagrado!!!!
Na frente do Stadium, ficava o pórtico: Echo Portico of "Heptaechos". Tinha 2 imensas colunas, agora só ruinas.
Caminhando um pouco mais, a gente vários lugares, como por exemplo: Altar de Artemis, The Hoppodrome, entre outros locais, mas realmente tem que ir com tempo e ler, se interar do local. Interessante que eles dão um mapa para não se perder, pois é realmente muito grande.
Outro ponto alto da jornada foi o The Temple of Zeus, uma das 7 maravilhas do mundo antigo, onde tinha a estátua de Zeus, sentado numa cadeira. Lugar onde tinha uma cerimônia especial dos vencedores das provas.
Aqui, o que sobrou do local
Essa foto mostra o tamanho que era o Templo de Zeus e a única coluna que está de pé, foi recontruída, do tamanho original, nas Olimpiadas da Grécia em 2004.
Realmente algo fabuloso!!!!Aqui uma placa indicando que é patrimônio da UNESCO.
Posso dizer que fiquei realizado no lugar. Como diria minha mãe: "pedra sobre pedra", mas é um lugar sagrado, onde ocorreram os primeiros Jogos Olímpicos no ano de 766 a.C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário