Você que está prestes a começar uma atividade física, qualquer que seja, nunca esqueça de um bom alongamento. O Alongamento deixa a musculatura aquecida e preparada para o exercício.
A não realização de uma boa série de alongamentos pode provocar encurtamento das fibras musculares e consequentemente a diminuição da flexibilidade.
Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.
Alguns efeitos do alongamento:
- redução de tensões musculares;
- relaxamento;
- benefícios para a coordenação motora;
- aumento do arco de maleabilidade;
- prevenção de lesões;
- ativa a circulação;
- ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
- ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.
Os alongamentos finais é que não deixam os músculos ficarem encurtados, prejudicando a flexibilidade do corpo. E no outro dia não irá sentir aquela dor desconfortável, devido ao acúmulo do ácido láctico.

A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 20 - 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.
Qualquer dúvida em relação ao agrupamento muscular alongado, procure seu professor de Educação Física e, tenha um bom treino!