sábado, 21 de fevereiro de 2009

Aquecimento

O aquecimento é essencial e benéfico para quem faz qualquer atividade física. Previne lesões e atua contra as dores no corpo.
Existem 2 tipos de aquecimento:

- geral: ativa todo o corpo para qualquer atividade física, seja esportiva, lazer ou competição. Usamos grandes grupos musculares. Exemplo: corrida, caminhada, etc. Aumenta a temperatura corporal e prepara o sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade física e seu desempenho. Aumenta também a irrigação dos tecidos e a produção do líquido sinovial nas articulações. evitando pressões Os tendões e ligamentos tornam-se mais elásticos, prevenindo lesões.

- específico: ativa grupamentos musculares específicos para cada modalidade. Não esquecendo que devemos sempre aquecer de forma global para depois utilizar a musculatura exigida para cada esporte.
Com exercícios direcionados aos principais grupos musculares, há um redirecionamento sanguíneo para estas regiões, tornando-as mais irrigadas e supridas de oxigênio.


Fatores que influenciam no aquecimento:

- idade: quanto mais idade, mais atenção no aquecimento e deve ser mais prolongado;
- estado de treinamento: quanto mais treinada é a pessoa, mais intenso deve ser seu aquecimento, ajustado para cada modalidade;
- motição;
- período do dia: na parte da manhã deve ser nais gradual e mais longo, à tarde o aquecimento deve ser mais curto e a noite igual a parte da manhã;
- modalidades esportiva: deve ser realizada de acordo com a modalidade praticada;
- temperatura ambiente: no verão ou em tempos de calor, o aquecimento deve ser reduzido, em dias frios ou chuvosos o tempo de aquecimento deve ser alongado;
- tempo: no mínimo de 10 minutos, dependendo as condições climáticas e esporte praticado. O efeito do aquecimento dura em torno de 20 a 30 minutos.

* Não esqueça de ter uma boa hidratação em dias quentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário