quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Curiosidades e cultura japonesa

Hoje em Fukuoka aconteceu um fato interessante!!! Sou obrigado a compartilhar com vocês.

Começou o dia 7h30, fazendo desembarque de excursões. Fiz desembarque de grupos especiais da Tailandia. 
Depois do desembarque, fui ver com o Padre, sobre a excursão de "crew members" que estava marcado para hoje. Não deu outra, tinha lugar, deixei meu nome e fui com o pessoal para dar uma volta em Fukuoka no Japão.

Aquela passada básica no terminal para acessar a internet, almocei e fui pegar o ônibus com outros colegas às 13h.

Fomos até um templo, muito bonito por sinal! Em especial, tinham 3 pontes grandes vermelhas: passado, presente e futuro. 

 

O engraçado que além das pontes, várias pedras com escritas em japonês, mini templos, samurais, etc.


No decorrer do parque, um senhor passenado com um macaco. Isso mesmo um macaco de estimação, com fralda e tudo mais.


Dei aquela vontade de ir no banheiro... e observem bem o desenho. Com traços japoneses. Interessante.


E o que dizer dos samurais no interior do parque?


Nisso, passando pelo aprque, estava ocorrendo um casamento, pelo menos fotos, no estilo japonês. Ela oriental e ele com certeza europeu!!!


Aquela volta no parque, resolvemos dar  uma volta ao redor do parque, no comércio local. Fui tomar um sorvete e, um grupo de colegiais, me pararam e quiseram bater uma foto comigo.... ídolo por um dia!! heheheeh


Voltando ao ônibus, eu e o Everton, outro brasileiro que foi na excursão, avistamos luminárias e uma gigante estrutura de redes. Como fanáticos por esportes, fomos dar uma olhada.

Chegamos lá e era uma escola. Muito grande!!! E estava acontecendo o "Sugadaria Summer Cup". Escola com mais de 1500 alunos.
Treinamentos, jogos, competições, trabalho físico e muito esporte na escola.


E o que dizer do gramado sintético? Isso na escola

De um lado, rugby, de outro futebol, no fundo voleibol e uma sala de lutas. Tudo ao mesmo tempo com coordenadores.


Eu sempre levo comigo camiseta do Caxias, oficial e aquela comemorativa do título do 1° turno do Campeonato Gaúcho. Não pensei 2x, o coordenador tinha a camiseta do evento e trocamos.


Olha o Caxias fazendo sucesso no Japão!!!

O mais interessante (mais do que a excursão), vem agora!!
Como era camiseta de coordenador, todo lugar que eu passava, eles paravam de fazer suas atividades físicas e inclinavam o tronco, fazendo sinal de reverência ao "chefe", no caso, eu que estava usando a camiseta de coordenador. 
TODOS os lugares!!! Incrível!!!! Cheguei perto do futebol, eles paravam, cumprimetaram e depois voltaram ao treino novamente...

Aqui o pessoal do vôlei, cheguei perto para bater foto e fizeram até pose!!


Eu voltando para a entrada do gramado sintético, 2 meninas me pararam e me surpreenderam me dando de presente uma bola de rugby oficial do clube, com logotipo de tudo mais!!!


Como diria minha mãe: "tu nasceu virado para lua". Fui fazer uma simples excursão de crew da Costa Victoria e acabei ganhando uma camiseta e uma bola de rugby.

Mas não terminou por ai. Dando uma volta na sala de lutas, estavamos escutando gripos e pauladas. Fomos vere.....


....não lembro o nome da luta... mas eram um grupo de meninas, que me viram, fizeram a reverência tradicional e voltaram ao treinamento. Com os bastões, batem na cabeça, no pescoço e no tórax, incrível, fiz um vídeo e, quando conseguir  colocar no youtube, eu posto no blog. (aqui no Japão, não se pode postar vídeos no youtube).

Ficam gritando, batendo com um pedaço de bambu na cabeça, bem protegida, diga-se de passagem, e com bastante força!!!

Ok, vimos tudo e, na saída, vimos um grupo correndo ao redor do gramado, Eles pararam, de correr, falaram algumas coisas que não entendi, baixaram a cabeça, em sinal de respeito ao "chefe" e voltaram a correr!!! heheheh sério.. dava vontade de rir, pois não era o coordenador, mas vi que a cultura japonesa é infinitamente superior que qualquer outro lugar do planeta. 

Mais um aprendizado aqui no Japão, pais espetacular, cultura diversificada e muito respeito, tanto com costumes, deuses, quanto com as pessoas. Simplesmente ESPETACULAR!!

3 comentários:

  1. Parabéns! Muito legal este teu relato. Esta experiência na escola deve ter sido sensacional, vale a pena repensarmos a nossa educação. Segue contando as tuas façanhas pois é uma maneira da gente matar um pouco a saudade do amigo. Abraços

    ResponderExcluir
  2. estou curtindo muito seus posts de curiosidades na Ásia !

    a luta não seria o kendô ?
    abraços !

    ResponderExcluir
  3. Valeu Marta por acompanhar o blog. umas das assiduas aqui no blog!! Valeu mesmo... Sim aqui é outro mundo realmente...
    Isso mesmo.. kendo, obrigado pela informação... abraços

    ResponderExcluir