terça-feira, 16 de outubro de 2012

Conhecem Elefante Branco?





Bem pessoal. 
Vocês sabem a minha saga pelos estádios da Ásia. Pode ser futebol, basebal ou até de futebol americano.

Já estive em alguns na China e Japão. Confesso que fui mais aos estádios do mundo que no Centenário. Não sou torcedor de sofá, tenho uma desculpa muito boa. 
Meu 1° contrato terminou em junho (depois de 8 meses e meio) desse ano e tive apenas 1 mês de férias, fui no Centenário apenas 2 vezes. Lógico, 2 vitórias grenás no Brasileiro da Série C, quem falou que sou pé frio, calou a boca né Marta, Felipe Gremelamaier (releito vereador de Caxias do Sul), Leandro Luciano, entre outros.

Ok, voltando ao foco desse post. Em Cheju na Coréia do Sul presenciei algo inusitado e dramático.
É um exemplo vivo para o Brasil que pretende investir milhões e, ainda mais, com dinheiro público em estádios como Manaus ou Pantanal que, depois não vão ser mais usados para nada!!!

O estádio é muito bonito, fica localizado no sul da Ilha de Cheju na Coréia do Sul. Do terminal, demorei quase 1h30 para chegar de ônibus, realmente é longe. Mas tive um bom tempo para viajar.
 

De fora é muito bonito, tem uma pista de caminhada de tartã, toda emborrachada. Painéis da Copa do Mundo, realmente por fora, uma bela estrutura.
 


Pelo que entendi é do Jeju United, time da cidade que disputa a K-League (Campeonato Coreano).
 
Dei uma volta ao redor para tentar entrar pelos portões de acesso. Não tive sucesso. Ai eu pensei, "nem que eu pule, mas quero entrar do estádio". Não foi preciso. Vi que tinha acesso de carros e desci umas escadas e dei de cara pela porta principal. Lá dizia "visitors free 9a.m. - 6p.m.". Já era 17h45 quando entrei no estádio. Ninguém para recepcionar e por falar nisso, recepção largada e suja, ninguém por la.

Entrei, tinha um painel do time da Coréia do Sul, algumas fotos e curiosidades sobre as copas do Mundo. Dados, estatisticas, etc. Nisso, andando mais um pouco, já dei de cara nas sociais do estádio. Muito bonito por dentro, arquibancada e estilo meio ovalado na cobertura.
 

Ok, até ai, tudo bem!!! Caminhando na parte interna, vi até umas lojas para comprar comida, salgados, um mini mercado dentro. Mais adiante uma mega estrutura de cinemas: 8 salas em pleno funcionamento. A pergunta que não quer calar: já tinha essas salas ou colocaram depois para usar o local?

Para mim, fizeram depois. Pois está todo largado, sujo, mal cuidado, vidros qubrados, cadeiras no chão, poeiras, recepção interna destruida.
 
Onde eram os vestiários, fizeram uma academi, aparelho, espelhos e pasmen, um "centro de treinamento" de golfe? O que, no um estádio de futebol, golfe? Isso mesmo pessoal!!!! Posso dizer, uma bela estrutura, até ventiladores que simulam os vento, mas dentro do estádio? SIM!!!!

 
Mais um pouco adiante, creio que era algo do estádio, fizeram um museu de telefone? O que??? Você leu direito, museu de telefone, aqueles tijolos, gigantes, enfim.... mais um pouco, outro museu de câmeras antigas e tvs antigas de tubo!!
 

Um estádio, que abrigou por exmeplo, Brasil 4x0 China pela fase de grupos, virou museu de coisas antigas.
 
Está todo largado, qualquer um pode entrar, sem luz, uma calamidade pública. Banheiros cheirando mal, enfim, um caos!!!
 

Clique aqui e confira a calamidade pública!!!

Mas as fotos comprovam o estádo do estádio, belissímo por fora, mas por dentro, nas internas, golfe, academia, salas empoeiradas, sem luz, vidros quebrados e por ai vai.

Se o time do Jeju United joga por lá, eu não sei, creio que sim, pois tem uma tabela de jogos e eles mandam para lá.. devem abrir apenas alguns lugares, não é possível!!!
 

Agora só espero que o BRASIL não siga o exemplo da Coréia do Sul: 10 anos após a Copa do Mundo, aquela estrutura toda, largada as traças, literalmente.
 
Fica minha indignação. Tem acesso fácil, estacionamento, cadeiras boas, 2 placares eletrônicos, vários portões de acesso, pista de caminhada e jogado ao vento.
 
Por favor, não vamos pegar o exemplo dos coreanos.





2 comentários:

  1. Tá bom Ed, não é é frio então, eheheheh. Onde estava na conquista do primeiro turno do Gauchão???? Onde estava em 2000 no título gaúcho??? Em 2001 na Série B??? E agora, que estamos vivos para retornar a série B??? Ehehehhehehe, achou que ia passar sem resposta né.... Abraço meu, e vai aproveitando aí, que esperamos tua volta por aqui. Abraço Irmão. Felipe Gremelmaier

    ResponderExcluir
  2. Opa, vamos com calma.... Final de 2000 eu morava em Floripa, em 2001 estive em Cxs, CRB, Payssandu, só não fui nos jogos fora pois recem tinha operado meu joelho... retornar a série B sim, estou longe de Cxs... hehehehe
    Valeu e sucesso na sua nova gestão na Câmara de Vereadores de Cxs..

    ResponderExcluir