terça-feira, 5 de novembro de 2013

Esporte na Ásia: navio de cruzeiro e academia japonesa



A vida de um Sport Instructor a bordo de um navio da Costa Cruzeiros se resume as aulas de ginástica, atendimento na quadra esportiva, auxílio no embarque e desembarque de passageiros (excursões e início/final de cruzeiro) e também nas festas junto com a equipe de animação.



Confesso que prefiro fazer somente o meu trabalho, o qual eu estudei para isso: aulas de ginástica e quadra esportiva. Dependendo do chefe, pode ou não pedir um auxílio para outras tarefas. 
 

O meu 2° contrato e agora o 3° na Ásia, está sendo bem diferente do meu 1° contrato feito na Europa e Oriente Médio. Aqui, a gente faz mais animação que a vida esportiva. Ok, trabalhamos muito pouco, mas muito pouco mesmo. Em média 4hs por dia, não posso reclamar, mas em compensação é algo que foge um pouco da minha job description.


Nas aulas, eu gosto de piscina cheia e o grand bar lotado; na quadra, adoro torneios e campeonatos, sim, quando falta alguém para jogar aquele tênis em duplas, lá estou disposto e feliz da vida.
Diferente de passageiros europeus, os asiáticos não frequentam muito a quadra. Adoram basquetebol, posso dizer que 90% procuram esse esporte. Mesmo assim estão longe de serem especialistas ou de alto nível. 

O esporte na China é muito regrado, ginastas começam desde pequeno a frequentar academias ou clubes e, ouvi comentários, que as crianças até apanham se não realizarem o movimento correto. Em compensação, as aulas de ginástica, sempre lotada!!! Eles gostam e fazem tudo como manda o figurino. Se por exemplo estou alongando, estou secando o supor por causa do calor, lá está a chinesada com a mão na testa, heheehheeh é até engraçado. Coordenação é quase zero, chega a ser engraçado para não dizer triste. Se conto 1, 2 ou  e faço sinal com os dedos na mão, lá estão eles com o braço para cima da cabeça sinalizando a mesma coisa. Sim, o comunismo acabou há pouco tempo, pode ser essa razão de fazerem tudo igual, parecem robôs. E o mais engraçado, onde tem muita gente, eles se multiplicam e, questão de segundos, tem o triplo de pessoas no mesmo local. Conhecem a Maria-vai-com-a-coutras, é isso ai!! 
 

E o que dizer do pessoal que antes do cocktail de gala, com direito a saia longa e salto alto, fazerem aula de ginástica? É isso ai, para eles, não existe tênis, calção e camiseta, o importante é fazer atividade física heheheheeheh...
 Regras da quadra (de cima para baixo): chinês, japonês, coreano, inglês e italiano

E no Japão, fui conhecer uma academia, fica dentro de um shopping e possui 2 andares. Bela estrutura, piscina, massagem, pilates, ginástica, modernos equipamentos de musculação, tênis de mesa, basquete e até treinamento para golf. O passe livre paga quase R$300,00, confesso que o preço é até legal, pela estrutura e quantidade de coisas que pode usufruir, mas o grande dilema vem agora: quem possui tatuagem não pode frequentar a academia. Isso mesmo, você que está lendo e possui tatuagem, nem pense em malhar em alguma academia no Japão. O porque? Não tenho nem ideia, nem explicou, só fez o sinal dos braços cruzados pelo alto, sinalizando o “negativo” para eles, e apontando para minha tatoo na panturrilha esquerda.

Asian style....

2 comentários:

  1. Adorei!! Que bacana vc trazer essa diferença cultural com fundamentos e explicações... Este post foi uma aula pra mim! Sucesso por aí!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, espero ter ajudado os professores q tentam ingressar na área.... Abraços e sucesso..

    ResponderExcluir